Para cada tópico os Vedas apresentam diversas explicações em diferentes níveis, desde a mais metafísica até a mais "palpável". No entanto, todas são autênticas, possibilitando que todos os tipos de pessoas compreendam a verdade de acordo com o nível de entendimento que tenham.
Em outro nível, portanto, podemos dizer que nosso corpo, o ambiente construído e a natureza de modo geral (prakriti) são constituídos pelos mesmo cinco elementos básicos (panchabhutas). Há uma relação sutil entre os elementos de fora e de dentro do corpo e os do lugar de residência e trabalho.
Entendendo a influência dessas cinco forças naturais podemos melhorar nossas condições de vida, projetando adequadamente nossas edificações ou pelo menos ajustando e modificando certos hábitos, objetos ou ambientes noa lugar casa onde já vivemos. Como qualquer forma fixa, os edifícios (sejam casas ou prédios) criam uma concentração ou dispersão de energias cósmicas e tectônicas (do interior da terra), as quais podem ser benéficas ou danosas para seus ocupantes, dependendo da forma, proporção, orientação em relação aos pontos cardeais e localização das aberturas (portas e janelas).
As escrituras védicas revelam um conhecimento exato e profundo da manipulação desses campos energéticos num nível desejado e o Vastu Shastra contém a essência desse conhecimento. Com ele pode-se locar uma obra de tal maneira que absorva o benefício máximo dos elementos da Terra, bem como dos campos magnéticos que a circundam.
Os cinco elementos, ou panchabhutas, com seus correspondentes na linguagem moderna são:
- Akasha – espaço ou vácuo,
- Vayu – ar ou elementos gasosos,
- Agni – fogo ou energia (luz, calor, radiações, etc.),
- Jala – água ou líquidos, e
- Bhumi – terra ou sólidos.
Divisão da casa em quatro setores, segundo os elementos e as atividades adequadas para cada setor
Vayu
– ar
Movimento
|
Akasha
– éter
Atividades
Espirituais e Intelectuais
|
Jala
– água
Repouso
Tranquilidade
|
Agni
– fogo
Energia
Temperatura Calor
|
PRÓXIMA PÁGINA -->
|