Home
Vastu Shastra
V A S T U   S H A S T R A
   A    M i l e n a r    C i ê n c i a    I n d i a n a    d o    B e m    V i v e r     
 Introdução
 A origem
 Os cinco elementos
 O Vastu hoje
 Dicas
 Conclusão
 Fale conosco
Eu te ajudo a construir do zero sua casa ou a harmonizar onde você já mora:

Fernando Dias, arquiteto especialista em Vastu Shastra, design de interiores e iluminação para casas e apartamentos.

Cursos, consultoria e projetos

É bem verdade, entretanto, que a vida hoje em dia não é mais como há cinco mil anos, quando a cultura védica estava plenamente manifesta, pelo que surge a necessidade de algumas adaptações. A maioria de nós vive em grandes metrópoles. Nos tempos védicos as maiores cidades eram feitas para poucos milhares de habitantes e nunca ultrapassavam seus limites. A expansão só era possível juntando-se vilas próximas em corporações municipais. Ainda assim, cada vila era independente e permanecia separada das outras por parques e estradas.

O atual estado de adensamento de nossas moradias, o uso maciço de apartamentos e a pouca disponibilidade de espaço tornam impraticáveis certos princípios do Vastu Shastra, como veremos adiante. A solução ideal seria mudarmos para ambientes mais naturais e espaçosos, algo bem longe da realidade da maioria. Como se isto não bastasse, nosso estilo de vida (em meio a energia elétrica, lâmpadas fluorescentes, computadores e máquinas) é cada vez mais artificial. Vivemos mergulhados num oceano de ondas eletromagnéticas (rádio, TV, telefones celulares, eletrodomésticos...) e cercados por estruturas de concreto armado. Nada disso era usado nos tempos védicos, pois quanto mais artificial nossa vida, mais prejudicial é, a nós próprios e ao meio ambiente. Se por um lado resolvemos um problema, criamos inevitavelmente outros no seu lugar. O automóvel, com a sua poluição, engarrafamento e desastres é um bom exemplo a respeito.

O melhor seria afastar-se disso tudo, contudo, a maior parte das pessoas simplesmente não quer (ou não pode) abrir mão desse estilo de vida. A solução então é aprender a evitar o supérfluo e usar os objetos com um mínimo de impactos negativos.

É aí que entram os princípios do Vastu Shastra, complementado com outras informações, no que diz respeito às invenções modernas. O Vastu Shastra, porém, dita até os pormenores da construção – como a melhor direção para se começar a escavar a terra e levantar uma parede – e ensina os melhores momentos (muhurtas) para cada fase da construção, com precisão de minutos, coisas que, apesar de relevantes, não são facilmente aplicáveis em nossa atual construção civil.

Um arquiteto védico era como um alfaiate, pois fazia a casa sob medida para cada pessoa, levando em conta o tipo de terreno adequado para ela e seu mapa astral, por exemplo. A própria medida usada como módulo para todas as dimensões da casa era individual para cada proprietário, o talam, equivalente ao palmo ou ao comprimento do rosto.



O talam, medida padrão da casa

Como adotar isso numa sociedade que muda cada vez mais rápido, na qual dificilmente alguém vive mais de vinte ou mesmo dez anos no mesmo lugar?

PRÓXIMA PÁGINA -->

Siga:

@diasarquitetos
 
 

Início VOLTAR
Volta ao topo
TOPO
AVANÇAR Fale Conosco